O câncer de pele se apresenta através de 3 tipos principais, com características próprias. São eles:

– Carcinoma basocelular: se caracteriza por ser lesão avermelhada, brilhante, perolada ou escurecida, com vasinhos na superfície, de crescimento lento e sangramento fácil. É o tipo mais comum e possui agressividade local.

– Carcinoma espinocelular: lesão verrucosa ou ferida que não cicatriza por mais de 6 semanas, avermelhada, podendo apresentar crostas (cascas) na superfície, com sangramento e algumas vezes dor. Além da agressividade local, pode se espalhar principalmente para os linfonodos regionais (ínguas).

– Melanoma: pinta ou mancha escurecida irregular, com mais de 2 cores e que apresenta crescimento progressivo, mudança de cor ou formato, muito diferente das outras lesões do paciente (patinho feio). É o câncer de pele mais agressivo, podendo gerar metáteses a distância.

Tem alguma dúvida sobre suas lesões de pele? Tem história familiar ou pessoal de câncer de pele? Procure um dermatologista para ter sua pele inteira examinada. Quando o diagnóstico é realizado precocemente, as chances de cura do câncer de pele são altíssimas!

Com informação de qualidade, você pode fazer sua próprias escolhas! Dezembro Laranja

_______________________________
Dra. Mariana Sens
Médica Dermatologista
CRM/SC 14258 – RQE 9764
Florianópolis/SC
_______________________________

Av. Trompowsky, 291 sala 406
Torre 2 – Trompowsky Corporate
Florianopolis/SC
48 98417-1057 (link na Bio)
48 3333-1907