Quando se suspeita de uma lesão de câncer de pele, o próximo passo é realizar uma biópsia da lesão suspeita, que pode ser feita no consultório do dermatologista e na grande maioria dos casos, no meu consultório, acabo realizando no mesmo momento da suspeita.

A biópsia é a retirada de uma pequena parte da lesão ou da lesão inteira para ser examinada no microscópio. É realizada com anestesia local e o paciente consegue ter vida normal após o procedimento, só necessitando de alguns cuidados locais.

O material é então enviado ao laboratório de patologia para ser avaliado pelo médico patologista, que após cuidadosa avaliação ao microscópio fornecerá o laudo com o diagnóstico definitivo em torno de 1-2 semanas após a biópsia.

Com o laudo da biópsia (exame histopatológico) em mãos, conseguimos decidir qual é a melhor opção de tratamento para cada paciente, sendo que na quase totalidade das vezes em que se diagnostica um câncer de pele a cirurgia para retirada completa da lesão é a 1a opção terapêutica.

Tem dúvida sobre alguma lesão de pele? Consulte o mais breve possível um médico dermatologista.

Com informação de qualidade, você pode fazer sua próprias escolhas! Dezembro Laranja

_______________________________
Dra. Mariana Sens
Médica Dermatologista
CRM/SC 14258 – RQE 9764
Florianópolis/SC
_______________________________
Av. Trompowsky, 291 sala 406
Torre 2 – Trompowsky Corporate
Florianopolis/SC
48 98417-1057 (link na Bio)
48 3333-1907